.

domingo, 9 de fevereiro de 2014

"Esquecer o passado"


Por que é tão difícil deixar o passado para trás?
Por que simplesmente não nos esquecemos?
Isso acontece por que as lembranças são mais seguras. O futuro nos assusta.
É infinitamente mais fácil e mais cómodo, firmar-se no passado do que criar novas lembranças. Entretanto, o passado pode ser doloroso também, pois ficar remoendo mas recordações não faz bem a ninguém.
Como diz o grande poeta Carlos Drummond de Andrade, devemos nos lembrar dos bons momentos, das coisas boas que passamos. Com isso concordo plenamente. Mas não devemos viver de passado... "Pois quem vive de passado é museu".
Seria bom poder simplesmente esquecer , mas essas experiências nos fortalecem , as mais dolorosas principalmente"as chagas na alma são sinais de que as feridas saram"
O mais importante de tudo isso é que não devemos viver de passado, nem mesmo viver esperando algo do futuro, devemos viver um dia de cada vez, no presente. Claro que não a mal nenhum em se planejar, mas nós temos que ter cuidado.
William Shakespeare disse uma vez: ...aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão...
Seria fácil de mais se pudéssemos esquecer o passado assim, simplesmente tomando uma pílula, mas convenhamos , a vida seria muito sem graça!

O passado é um paradiguima , cabe a nós quebrar e recriar esse paradigma, dia após dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário